Tudo novo… é mesmo?

20 06 2009
Baixe aqui o Debian pelo Torrent

Baixe aqui pelo Torrent

Quando inaugurei o cyber, em novembro de 2007, escolhi o Debian Lenny para instalar nas máquinas. Acontece que nesta data, o sistema ainda estava em fase de testes e só em abril de 2008 ele se tornou estável, portanto, apto para uso em um ambiente de produção, seja aqui no cyber, seja na Caixa Econômica Federal.

Desde então, por motivos de ordem ociosa (leia-se preguiça) venho adiando a instalação do sistema definitivo, apenas para constar, já que não há grandes incidentes ocorrendo com os equipamentos.

Quinta a noite, resolvi tomar vergonha na cara e comecei a reinstalar o sistema nos micros. Chamei o Álvaro para ser o aprendiz assistente da vez e mandei ver.

Não cheguei a cronometrar o tempo, mas acho que levamos mais ou menos 1 hora pra concluir o serviço. Na segunda máquina, uns 40 minutos, na terceira, 30 minutos e na quarta e quinta, 25 minutos instalando as duas ao mesmo tempo.

Análise final da partida: enrrolei mais de 1 ano pra fazer o trabalho que poderia ter feito em uma manhã. Me lembrou um diálogo entre o Sr. Madruga e o Sr. Barriga:

Sr. Barriga: E o senhor não se envergonha disso?

Sr. Madruga: Sim

Sr. Barriga: E então?

Sr. Madruga: Eu agüento, com trema mesmo!

Mas perae… o cyber tem seis estações… a pergunta que não quer calar é a seguinte: E a 6ª máquina?

A sexta máquina é a máquina cobaia. Foi a que até hoje sofreu mais modificações. Nela já mudei os repositóios para “unstable”, instalei o KDE 4 quando ainda estava em faze BETA, e um monte de outras coisas nada recomendáveis para se fazer em uma máquina de produção, mas continua lá… firme e forte. Esta vou deixar com o sistema antigo (mas atualizado) para fazer mais testes e comparações com as novas instalações, e sinceramente, nem dá pra perceber a diferença.

ATUALIZAÇÃO

Dá pra perceber uma melhora no desempenho geral de cada estação. Não em consumo de memória ou processamento, mas  abertura e uso dos aplicativos  e também na velocidade da rede interna. Em breve postarei um comparativo entre a instalação nova e a antiga.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: